O jogo:
Desta vez você vai enfrentar os perigos na pele dos protagonistas Chris Redfield(Resident Evil 1) e Sheva Alomar , membros de uma organização que investiga estranhos acontecimentos ocorridos dez anos após os eventos em Racoon City. A trama desta vez se passa na Somália, em um vilarejo situado em um deserto, e em outras localidades inóspitas da África do Sul, como cavernas, minas e estações de petróleo.A variação de ambientes e grande, pois é possivel conhecer de pântanos à savanas desoladas, tribos indigenas locais, e a fauna abundante, desde galinhas até perigosos crocodilos.Porém, nem tudo é o que parece, por trás dessa deslumbrante missão existe um mistério a ser revelado, o que acaba por se tornar uma questão pessoal...
Jogabilidade:
Incrivelmente simples, dispõe de comandos ativados por uma letra mostrada na tela para q o personagem efetue diversos movimentos.Por exemplo, perto de um buraco, você tem a opção “Pular”, perto de uma porta, “Abrir”, e perto de um inimigo(um dos melhores), vários tipos de golpes, desde um soco, a um pisão descomunal na cabeça do oponente.
O sistema de mira também inova, sendo controlada diretamente pelo mouse, permitindo uma melhor movimentação do personagem.Melhora e muito o climada de ação, com esquivas e rolamentos.A variedade do arsenal agrada, indo de pistolas a lançadores de granadas, todas podendo ser customizadas de acordo com sua capacidade, apesar de o sistema de impacto não ser dos mais reais, pois um tiro de pistola no peito arremessa o oponente a metros de distância.Entretanto, para adquirir novas armas é necessário ter dinheiro, que é conseguido com a morte dos zumbis ou com a coleta de tesouros, pedras preciosas e outros artefatos.
Há também uma serie de comandos utilizados em relação ao parceiro, como atacar, cobrir, pedir munição, pedir armas e itens.Sendo que muitas vezes os puzzles são realizados em conjunto.
AI:
Um pouco fraca, na maioria das vezes os inimigos apenas perseguem você(numa típica “ação de zumbi”).Em outros casos apenas atacam em hordas irritantes, com lanças e facões, com flechas em chamas, algumas vezes se esquivando dos tiros.As exceções são alguns chefes e subchefes, que se escondem e procuram se defender.Sua parceira é algumas vezes indispensável no tiroteio constante, optando por eliminar os oponentes que oferecem mas risco a você(Chris).Ela pede munição se a dela acaba, e te dá se ela tem em excesso, mas apesar disso ela apenas segue você pelo cenário, se "aproveitando" das suas ações.
Graficos:
Sem duvida o principal atrativo do jogo.Melhorou e muito quanto ao último titulo, as texturas estão menos secas, nota-se a diferença entre tecido, pele, metal áspero e liso.Um dos efeitos mais impressionantes é o das explosões, refletidos com um tremor da tela, como se realmente sacudisse você.O fogo também é realista, assim como os disparos das armas(com destaque para a fumaça que sai do cano), as marcas de tiros nas paredes e portas.A iluminação ocorre de acordo com o ambiente, dentro de uma caverna, a luz assume um tom diferente, mais azulado, com as paredes de aparência úmida, já na savana, é comum a poeira e a luz de um tom alaranjado semelhante ao por do sol.
Os personagens possuim um gráfico a altura dos ambientes, percebendo-se uma grande diferença entro os tipos de tecido e de pele, os zumbis por exemplo, os das aldeias possuem um pele mais aspera, ja os das cidades são mais lisos, com diferentes tons de cor.O sangue está impecável, de aparencia grossa com um vermelho escuro.
A água apesar de não aparecer muito não foi esquecida, em uma das fases, que se passa em uma fragata podemos ver as ondulações provocadas pelo barco, e nos pântanos é comum a água borbulhar com o movimneto dos peixes e das folhagens.
Nos varios capítulos é possivel observar diferentes tipos de cenários, que interagem com suas ações, sendo que se você explodir um barril,o local vai ficar corroído e esfumaçado, se atirar numa porta, despedaça, no metal afunda e numa parede quebra.Os cenários são feitos de diferentes materiais, como barro e argila, azulejos e alguns templos de pedra antigos, com paredes cheias de limo e aranhas(nada pequenas).Destaque também para os laboratórios e galpões, com diferentes tons de metal, ferrugem e sujeira.
Som:
Como era de se esperar, não deixou a desejar, é no mínimo engraçado ouvir o barulho que uma caveira faz ao ser quebrada.As vozes dos zumbis são um pouco repetitivas, mas nada de muito grave.Os disparos são realistas, explosões, pancadas, barulho do metal colidindo e tiros richicoteando, sem duvida bem elaborado.
Pontos positivos:
-Jogabilidade sem igual
-Gráficos de primeira qualidade
-É um jogo leve(Roda tranquilo num Celeron D+HD4830)
-Ação intensa
Pontos negativos:
-Não tem mais o velho clima de horror
-IA razoável
Conclusão:
Pode-se dizer que a Capcom mirou no que viu, acertou no que não viu.Não é um Resident Evil clássico, mas sem duvida um dos melhores games de ação do ano, daqueles que vale a pena comprar para experimentar.Apesar de curto, vale cada minuto jogado, em uma África ainda mais selvagem.
Avaliação:
Jogabilidade: 10(Duas palavras: Facil, Divertido)
AI: 6 (Podia ser melhor, mas pra zumbis, ta bom)
Graficos:9.5 (Sem comentários...)
Som: 8 (Bem elaborado)
Enredo: 8(aborda um pouco da historia inicial do jogo, pode atrapalhar quem não sabe)
Diversão: 9(Alterna entre momentos de ação e raciocínio)
NOTA FINAL : 8.5
Desta vez você vai enfrentar os perigos na pele dos protagonistas Chris Redfield(Resident Evil 1) e Sheva Alomar , membros de uma organização que investiga estranhos acontecimentos ocorridos dez anos após os eventos em Racoon City. A trama desta vez se passa na Somália, em um vilarejo situado em um deserto, e em outras localidades inóspitas da África do Sul, como cavernas, minas e estações de petróleo.A variação de ambientes e grande, pois é possivel conhecer de pântanos à savanas desoladas, tribos indigenas locais, e a fauna abundante, desde galinhas até perigosos crocodilos.Porém, nem tudo é o que parece, por trás dessa deslumbrante missão existe um mistério a ser revelado, o que acaba por se tornar uma questão pessoal...
Jogabilidade:
Incrivelmente simples, dispõe de comandos ativados por uma letra mostrada na tela para q o personagem efetue diversos movimentos.Por exemplo, perto de um buraco, você tem a opção “Pular”, perto de uma porta, “Abrir”, e perto de um inimigo(um dos melhores), vários tipos de golpes, desde um soco, a um pisão descomunal na cabeça do oponente.
O sistema de mira também inova, sendo controlada diretamente pelo mouse, permitindo uma melhor movimentação do personagem.Melhora e muito o climada de ação, com esquivas e rolamentos.A variedade do arsenal agrada, indo de pistolas a lançadores de granadas, todas podendo ser customizadas de acordo com sua capacidade, apesar de o sistema de impacto não ser dos mais reais, pois um tiro de pistola no peito arremessa o oponente a metros de distância.Entretanto, para adquirir novas armas é necessário ter dinheiro, que é conseguido com a morte dos zumbis ou com a coleta de tesouros, pedras preciosas e outros artefatos.
Há também uma serie de comandos utilizados em relação ao parceiro, como atacar, cobrir, pedir munição, pedir armas e itens.Sendo que muitas vezes os puzzles são realizados em conjunto.
AI:
Um pouco fraca, na maioria das vezes os inimigos apenas perseguem você(numa típica “ação de zumbi”).Em outros casos apenas atacam em hordas irritantes, com lanças e facões, com flechas em chamas, algumas vezes se esquivando dos tiros.As exceções são alguns chefes e subchefes, que se escondem e procuram se defender.Sua parceira é algumas vezes indispensável no tiroteio constante, optando por eliminar os oponentes que oferecem mas risco a você(Chris).Ela pede munição se a dela acaba, e te dá se ela tem em excesso, mas apesar disso ela apenas segue você pelo cenário, se "aproveitando" das suas ações.
Graficos:
Sem duvida o principal atrativo do jogo.Melhorou e muito quanto ao último titulo, as texturas estão menos secas, nota-se a diferença entre tecido, pele, metal áspero e liso.Um dos efeitos mais impressionantes é o das explosões, refletidos com um tremor da tela, como se realmente sacudisse você.O fogo também é realista, assim como os disparos das armas(com destaque para a fumaça que sai do cano), as marcas de tiros nas paredes e portas.A iluminação ocorre de acordo com o ambiente, dentro de uma caverna, a luz assume um tom diferente, mais azulado, com as paredes de aparência úmida, já na savana, é comum a poeira e a luz de um tom alaranjado semelhante ao por do sol.
Os personagens possuim um gráfico a altura dos ambientes, percebendo-se uma grande diferença entro os tipos de tecido e de pele, os zumbis por exemplo, os das aldeias possuem um pele mais aspera, ja os das cidades são mais lisos, com diferentes tons de cor.O sangue está impecável, de aparencia grossa com um vermelho escuro.
A água apesar de não aparecer muito não foi esquecida, em uma das fases, que se passa em uma fragata podemos ver as ondulações provocadas pelo barco, e nos pântanos é comum a água borbulhar com o movimneto dos peixes e das folhagens.
Nos varios capítulos é possivel observar diferentes tipos de cenários, que interagem com suas ações, sendo que se você explodir um barril,o local vai ficar corroído e esfumaçado, se atirar numa porta, despedaça, no metal afunda e numa parede quebra.Os cenários são feitos de diferentes materiais, como barro e argila, azulejos e alguns templos de pedra antigos, com paredes cheias de limo e aranhas(nada pequenas).Destaque também para os laboratórios e galpões, com diferentes tons de metal, ferrugem e sujeira.
Som:
Como era de se esperar, não deixou a desejar, é no mínimo engraçado ouvir o barulho que uma caveira faz ao ser quebrada.As vozes dos zumbis são um pouco repetitivas, mas nada de muito grave.Os disparos são realistas, explosões, pancadas, barulho do metal colidindo e tiros richicoteando, sem duvida bem elaborado.
Pontos positivos:
-Jogabilidade sem igual
-Gráficos de primeira qualidade
-É um jogo leve(Roda tranquilo num Celeron D+HD4830)
-Ação intensa
Pontos negativos:
-Não tem mais o velho clima de horror
-IA razoável
Conclusão:
Pode-se dizer que a Capcom mirou no que viu, acertou no que não viu.Não é um Resident Evil clássico, mas sem duvida um dos melhores games de ação do ano, daqueles que vale a pena comprar para experimentar.Apesar de curto, vale cada minuto jogado, em uma África ainda mais selvagem.
Avaliação:
Jogabilidade: 10(Duas palavras: Facil, Divertido)
AI: 6 (Podia ser melhor, mas pra zumbis, ta bom)
Graficos:9.5 (Sem comentários...)
Som: 8 (Bem elaborado)
Enredo: 8(aborda um pouco da historia inicial do jogo, pode atrapalhar quem não sabe)
Diversão: 9(Alterna entre momentos de ação e raciocínio)
NOTA FINAL : 8.5